domingo, 29 de abril de 2012

Tagliolini com presunto cru e óleo de tartufo



Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga
10 folhas de sálvia
300 ml de creme de leite fresco
120 g de presunto cru cortado em finas tirinhas
400g de tagliolini
gotas de óleo de tartufo para aromatizar
queijo parmesão ralado a gosto
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
finas lâminas de presunto cru para decorar



Modo de Preparo:
Em uma frigideira grande, derreta a manteiga, acrescente as folhas de sálvia, o creme de leite e o presunto cru de Parma ou Patanegra. Misture bem e cozinhe por alguns minutos, para os sabores se mesclarem. Cozinhe a massa em água fervente com sal e escorra-a al dente. Misture-a ao molho, acerte o sal e a pimenta, pingue o óleo de tartufo e, por último, polvilhe o parmesão. Sirva imediatamente com as lâminas de presunto.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Filé mignon com molho de chia


As chias devem ser temperadas com shoyu e vinagre de arroz para fazer um molho grosso que acompanha o filé mignon com cenoura, abobrinha e pepino cortados à julienne.
Ingredientes para o molho de chia:
1 colher (sopa) de sementes de chia
1 colher (sopa) de água
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de vinagre de arroz
Para os filés:
500g de filé mignon
100g de cenouras cortadas à julienne
100 g de abobrinha cortadas à julienne
100g de pepinos cortados à julienne
Modo de Fazer:
Molho: Misture todos os ingredientes e deixe em repouso por 30 minutos. Adicione, ao final, o vinagre de arroz. Misture.
Montagem: rápida fritura em fogo alto - doure o pedaço de carne, mantendo o miolo rosa. Corte-a em filés magros, com menos de 1 cm de espessura. Em cada porção de carne, coloque um pouco de cenoura, abobrinha e pepino picados. Enrole e espete com um palito, se for necessário. Regue com o molho e sirva. Bom Apetite.

13 motivos para consumir chia, a semente da vez



Novidade nas prateleiras brasileiras, a chia, uma semente encontrada no sul do México, está prometendo um caminhão de vantagens para a saúde. Riquíssima em uma série de nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado da dieta.

Ela está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.

"A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Caso você passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia é um tanto calórica - são 164 calorias por porção da semente. Confira tudo o que essa colherinha diária pode fazer pela sua saúde!

domingo, 22 de abril de 2012

Ceviche de Linguado ao Perfume de Limão Siciliano Linguado cru, cozido apenas pelo ácido do limão



Ingredientes
500gr filé de linguado cortado em cubos; 200gr tomate (concassé)
100ml suco de limão galego; 100gr cebola roxa (julienne)
1/2 molho de coentro picado; 1 dente de alho (brunoise)
60 ml azeite extra virgem;  sal e pimenta do reino
 pimenta do reino rosa em grãos para finalizar

Preparo
Colocar o peixe cortado em um recipiente, adicione todos os ingredientes menos o sal, a pimenta do reino e a pimenta rosa em grãos
Temperar com sal e pimenta do reino, deixar marinar na geladeira por no mínimo 4 horas e máximo 12 horas
Sirva gelado


Ceviche Peruano: histórico
Ceviche  está na moda, parece que os peruanos querem finalmente conquistar o Brasil. Essa afirmação pode parecer estranha para a maioria, mas o fato é que a gastronomia do Peru é incrivelmente rica e praticamente desconhecida dos brasileiros. Justiça seja feita, o ceviche – que é considerado o prato oficial do Peru – também é o queridinho dos equatorianos, estes também reivindicam o título de inventores do prato. Na realidade abundam controvérsias em torno do Ceviche, a começar pela grafia do nome, que também pode ser escrito como Cebiche – a pronuncia é sempre puxada para o B mesmo, por isso faz mais sentido escrever Cebiche. As explicações etmológicas divergem, com fundamentações na linguagem quechua e até mesmo no árabe. De concreto sabemos que o Ceviche está enraizado na cultura andina, fazendo uso dos ingredientes típicos da região e dos ótimos pescados da costa do pacífico. O prato é basicamente uma marinada de peixe fresco (ou de frutos do mar, no caso do Ceviche Mixto), curtido no limão com sal, cebola roxa, alho, pimenta e coentro. É basicamente isso, embora uma infinidade de outros ingredientes possam entrar na composição, proporcionando um amplo espectro de possibilidades.

domingo, 15 de abril de 2012

PÃO RECHEADO





Ingredientes:
1  Pão d’água de meio quilo
3 ovos cozidos e 3 gemas cruas
Sumo de um limão e uma cebola
200 gramas de carne picada
 2 tomates médios, sem pele e s/sementes
Pimenta do reino, azeitonas verdes, salsa

Modo de Fazer
Corte o bico do pão e retire todo o miolo e reserve. Refogue a carne picada, com a cebola picada, o tomate e uma colher de sumo de limão e a pimenta do reino e sal. Após, coloque esse recheio dentro do pão e prenda o bico com palitos. Em uma xícara, misture as três gemas com uma colher de sopa de óleo de oliva e pincele o pão. Coloque-o em uma forma e leve ao forno a 180º por 20/30 minutos, até torrar sem queimar. Bom apetite.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Coelho com Cogumelos


Ingredientes:


1     Coelho cortado em pedaços
4     colheres (de sopa) de gordura
1     Xicara de caldo de laranja azeda
2     Pimentões, pimenta do reino
1     Latinha de cogumelos
1     Pitada de gengibre


Modo de Fazer

Coloque a gordura em uma panela e deixe esquentar bem, quando estiver bem quente ponha os pedaços de coelho para dourar. Quando estiverem  dourados, tire-os da gordura e passe-os na farinha de trigo e torne a colocar na panela, com o caldo de carne, de laranja, pimenta, os pimentões em tiras, salsa, gengibre e os cogumelos. Deixe cozinhar até ficar macios.  Sirva com Arroz




quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pato Divino


Ingredientes:
1 Pato de ½ kg. mais ou menos.
4 colheres (de sopa )de manteiga sem sal. 
3 colheres (de sopa) de cebola ralada. 
3 colheres (de sopa) de farinha de trigo.
Sal quanto baste. 
2 xícaras  de caldo de  galinha. 
1 xícara de abacaxi amassado


      MODO DE FAZER

Limpe o pato e corte-o em pedaços. Refogue-o na manteiga deixando dourar bem. Unte uma assadeira, coloque os pedaços do pato já dourados e leve ao forno quente. Na manteiga que sobrou do pato doure a cebola, junte a farinha, o sal e mexa bem, acrescente o caldo de galinha mexendo sempre. Adicione o abacaxi e prove o tempero, deixe ferver sem parar de mexer. Despeje este molho sobre o pato que está na assadeira e leve a assar em uma vasilha com tampa em forno moderado por 45 minutos.

sábado, 7 de abril de 2012

BOLINHOS DE FIGADO DE VITELA


Ingredientes:
200g de fígado de vitela, 200g de farinha de trigo, 100g de manteiga, 1 ovo, 2 colheres de sopa de farinha de rosca, 1 colher de sopa de salsa picada, manjerona, tomilho, sal.

      MODO DE FAZER

Limpe o fígado e passe na maquina de moer carne. Junte a farinha de trigo, o ovo inteiro, o tomilho, 1 pitada de manjerona, a salsa e sal a gosto. Misture todos os ingredientes até ligar bem. Adicione leite, se necessário. Enrole, com as mãos enfarinhadas e achate um pouco as bolinhas. Coloque-as em água fervente e sal e retire-as quando estiverem flutuando. Polvilhe os bolinhos com a farinha de rosca e despeje manteiga derretida por cima Sirva com rodelas de limão e ramos de salsa. Pode acompanhar com arroz e salada.